A ESCOLA DE ALUNOS MARINHEIROS

O guião da Escola de Alunos Marinheiros

A recruta é, geralmente, o período mais difícil da vida de um militar. Eu não fui excepção e as dez semanas da Instrução Militar Básica, na Escola de Alunos Marinheiros, foram muito complicadas em termos de adaptação, não só à vida militar em si, mas também à difícil convivência existente não só entre os elementos da companhia de que fazia parte, mas também do pessoal das companhias de recrutados para o cumprimento do serviço militar obrigatório, que tinham em relação aos voluntários um preconceito difícil de explicar, que era muitas vezes expresso em frases injustas e desmotivadoras do género:

“vieste para a Marinha porque não tinhas que comer em casa”. Claro que isto era apenas uma expressão usada por alguns, apenas como uma forma de critica pela nossa entrada no serviço militar voluntariamente, mas que na verdade não ajudava em nada à adaptação e ao moral de pessoas mais novas que precisavam de ouvir palavras muito diferentes das usadas nesse tipo de frases que, na altura, estavam bastante na moda. De facto, do período da recruta, no que respeita à convivência e entreajuda de pessoas que estavam no mesmo “barco” as recordações que tenho não são muito agradáveis e penso até que em relação à minha pessoa, talvez por ser muito novo, tinha apenas dezasseis anos e a aparentava ainda menos idade, a rejeição dos mais velhos terá sido ainda maior. Isto não invalida ou diminui o grande orgulho que sinto por ter ali estado e a minha admiração por aquela Escola e pela sua missão de educar e converter os jovens que lhe eram confiados em militares disciplinados, desembaraçados e aprumados e em cidadãos honestos e trabalhadores. A minha admiração é extensível e até redobrada em relação aos instrutores que não se poupavam a esforços para que a Escola tivesse êxito na sua missão.

Esta foto é da Revista da Armada de Novembro de 1973 e mostra os marinheiros da incorporação de Setembro desse ano quando, após Juramento de Bandeira, saíam da E.A.M. e entravam na parada das Escolas Técnicas do Grupo 1.


De resto, creio que muito do que se dizia em relação ao serviço militar, que era tido como uma obrigação indesejável por alguns, se devia muito ao regime político que vigorava na época, o que fazia com que se dissessem coisas que não eram verdadeiramente sentidas e creio que a maioria, se não a totalidade das pessoas que cumpriram o seu serviço militar na Marinha, sentem orgulho nisso e saudades desse tempo e dessa Escola, o que de resto está patente no desgosto pela sua extinção, pois até neste blogue, no meu artigo: “O fim do Grupo nº 1 de Escolas da Armada”, alguns filhos da escola têm deixado os seus comentários, manifestando grande tristeza pelo seu encerramento.


Começavam cedo os dias na Escola. O toque de alvorada soava às 7h00 e, logo após o pequeno-almoço, iniciavam-se três tempos de aulas. Após uma paragem de duas horas para o almoço, seguiam-se mais quatro tempos, que terminavam às 18h00. Seguia-se a Leitura da Ordem à Unidade, que era feita através da aparelhagem sonora da Escola e tratava de todas as informações e ordens superiores que diziam respeito à guarnição e recrutas daquele estabelecimento militar, havendo depois um pequeno intervalo até ao jantar, após o que se seguiam dois tempos de aulas de Habilitações Literárias. Depois de uma ceia frugal tocava a recolher às 21h30 e a silêncio às 22h00.

Era um ritmo muito intenso de instrução, adequado ao momento difícil que o país atravessava naquela altura, pois devido à guerra colonial, havia necessidade de preparar rapidamente o maior número de militares possível. Durante um ano passavam por aqui cerca de 4.000 alunos, divididos em quatro incorporações, sendo que a instrução de recruta demorava dez semanas, terminando com a cerimónia de Juramento de Bandeira. As disciplinas que faziam parte da instrução de recrutas eram as seguintes:

Deveres Militares
Orgânica do Serviço
Marinharia, Embarcações e Sinais
Preparação Física Militar
Natação e Desportos
Moral e Educação Cívica
História e Geografia
Infantaria (ordem unida)
Infantaria de Combate
Armamento Geral
Aplicação Táctica do Armamento
Canto Coral

Do programa de instrução faziam ainda parte carreiras de tiro de espingarda e pistola, uma visita à Escola de Limitação de Avarias, no Alfeite, para assistir a demonstrações de ataque a incêndios e uma visita a um navio de guerra.

Esta incorporação (Janeiro de 1972), como já disse no meu artigo anterior: “O Início da Aventura Militar”, tinha 12 companhias de 80 homens cada e os voluntários, caso a memória não me falhe, constituíam um terço do Batalhão, pois existiam quatro companhias formadas por pessoal alistado nesta condição e eu fazia parte da 4ª companhia com o número 251. Cada companhia era comandada por um sargento fuzileiro que tinha como adjunto um cabo da mesma classe e um monitor de educação física que, no caso da minha companhia, era um marinheiro também da classe de fuzileiros. Depois, tínhamos os comandantes de secção e os comandantes de pelotão, que eram nomeados semanalmente de entre os alunos com melhor nota nos exames e que eram premiados com licenças especiais ao fim-de-semana. Havia também um prémio para a companhia classificada com a melhor cota de mérito. Essa classificação era obtida através da média das notas de todos os membros, não só no trabalho escolar, mas também em função da apresentação nas formaturas, revistas, instrução de ordem unida e do comportamento geral. O prémio era o Guião Escolar, que era entregue às sextas-feiras em formatura geral e era usado pela companhia vencedora em todas as formaturas. A 4ª companhia, embora o lamente, tenho de dizer que foi sempre das mais mal classificadas do Batalhão e julgo até que para o final da instrução era mesmo a última. Acho que não existia espírito de grupo, mas creio que isso se devia, em parte, ao facto de sermos muito novos e inexperientes e também algo indisciplinados, apesar da competência, do esforço e da dedicação dos nossos comandantes.

O ritmo intenso e frenético da instrução acabou por fazer mossa em alguns de nós, e começaram a surgir situações conflituosas de caserna, que em nada ajudavam a um bom aproveitamento escolar. Era um frenesim e uma correria constantes de umas aulas para outras com mudanças de roupa e equipamentos a um ritmo veloz, bastante difícil de acompanhar.

O "Livro do Grumete". Todas as matérias ensinadas na Escola constavam deste livro, que era entregue a todos os alunos no início da recruta.

Das várias disciplinas que eram ministradas nesta Escola, a que eu mais gostava era a de Infantaria (ordem unida), pois a marcha da companhia e as várias acções que se efectuavam, ordenadas pela voz do instrutor ou pelos toques de clarim, feitas por todos em sintonia, com o bater compassado das botas no chão da parada, ao ritmo do som dos tambores, era espectacular. De resto, quase todas as aulas tinham uma forte componente prática, pois os métodos utilizados seguiam uma linha de “ensinar mostrando” e “ensinar fazendo”, em vez de “ensinar falando”, o que tornava as lições bastante atractivas. Mas também eram dadas aulas teóricas e para finalizar o dia, já depois do jantar, tínhamos oportunidade de relembrar e aumentar os conhecimentos adquiridos na Instrução Primária, com as aulas de “Habilitações Literárias”, dadas por professores civis, que abrangiam principalmente as áreas de português e matemática.

Hoje vou ficar por aqui, mas voltarei a este assunto pois ainda tenho muito para dizer sobre a Escola de Alunos Marinheiros e a recruta.

Os artigos relacionados com as escolas da Marinha estão listados em ÁREA MILITAR.


124 comentários:

  1. Joaquim Alberto Peralta Mares5 de maio de 2010 às 18:16

    Não sei como te chamas,nem qual a tua especialidade,sei apenas que eras,e serás sempre o 251/72 da 4ªcompªda ESCOLA DE ALUNOS MARINHEIROS,pois eu li com atenção, a tudo o escrevestes,e como não podia deixar de ser,lá tiveram que vir as "LÁGRIMAS AOS OLHOS".A razão,é simples,1 ano antes passei eu por tudo aquilo que tu,e todos os teus FILHOS DA ESCOLA PASSARAM,eu era o 201/71 da 3ªcompº,que vim a ser da especialidade de "MANOBRA".Sem duvida que fomos sujeitos a uma instrução bastante rigorosa,hoje passados todos estes anos,recordamos com saudade,e agradecemos aqueles que tiveram a coragem de nos preparar ,não só MILITARMENTE,mas também para um futuro de vida que certamente todos tivemos e, que hoje muito nos orgulhamos.
    VIVA A MARINHA///VIVA PORTUGAL
    201/71 M/M Peralta Mares

    ResponderEliminar
  2. Amigo Joaquim:
    O meu nome é José Alexandre Rodrigues Henriques e fiz a especialidade de Abastecimento. Terminei o serviço militar como Mar. L.
    Agradeço a sua visita e as palavras que deixou e espero que continue a visitar o blogue, pois irei continuar a falar da Marinha.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Joalex: Tambem eu fui marL nº 1530/69, tendo saido da Briosa em Maio de 1979. Muito devo à Marinha. Reinaldo santos (Barcelos)

      Eliminar
    2. Também fui marinheiro da classe L o meu número era 114/67 fiz a recruta e o ITE e m vila Franca, depois estive no N.R.P.Afonso de Albuquerque a fazer Açores e Madeira também estive na Força de Fuzileiros do Continente e Escola de Fuzileiros de Vale de Zebro

      Eliminar
  3. Licínio Moreira,

    Parabéns pela magnifica descrição e que me provoca enormes lembranças.

    Muito gostaria de encontrar antigos companheiros

    301983

    ResponderEliminar
  4. Amigo Licínio:
    Obrigado pela visita e pelas palavras que deixou.
    Aconselho-o a visitar o site do Núcleo de Marinheiros da Lousã, pois é possível que por lá encontre alguém conhecido.
    http://marinheiroslouzan.ning.com/
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu nome é António Carraço n 350587.
      Sou filho da escola da 3 incorporação de 1987, passei muito bons momentos e ao ler este texto fico arrepiado por me lembrar de tudo o que passei e aprendi nessa grande escola de homens, faz falta ao país coisas destas.


      Eliminar
  5. A todos os filhos da escola um abraço. Chamo-me Carlos Morozo, sou da 2ª Incorporação de 1977 e pertencia à 12ª Companhia (voluntários) que era comandada pelo 1º Sarg Tir. FZE Narciso, coadjuvado pelos Cabos FZE Machado e Pedro. Gostava de reviver esses tempos com filhos da escola e saber o contacto do Sarg Narciso. O meu contacto é 914219990
    Viva a Briosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi escolinha um abraço, sou de 1966, é bom recordar.

      Eliminar
    2. Caro Filho da Escola,eu tambem sou de 66,Outubro,3ª Companhia.Fogueiro-Motorista.1309/66

      Eliminar
  6. Caro amigo José Henriques
    Estava entretido num intervalo do trabalho a pesquisar na internet e vi este artigo sobre a Escola de Alunos Marinheiros. Também sou filho da escola. Pertenci a 1ª companhia da 3ª incorporação de 1968. Gostei muito do artigo e lembrei-me do 1º dia que entrei na escola. A 1ª e 2ª companhias passaram 3 horas em formatura e a correr na parada por não estarmos calados depois do recolher. São coisas que nunca mais se esquecem e que este artigo me fez recordar. Mais uma vez obrigado pela recordação. Um grande abraço do marinheiro R Cruz, nº 982/68.(mrodriguescruz@gmai.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um abraço a toda a marujada e á guarnição da fragata almirante gago Coutinho de 1969 a 1972.
      saudades da rapaziada foram 7 anos de recordações de 1968 a 1975
      marinheiro Artilheiro Chainho 591/68
      ( hcp1950@gmail.com )

      Eliminar
    2. Eu sou do recrutamento da armada de Março de 1962,passei pela Escola Alunos Marinheiros, qundo terminei a recruta passei para a Escola de Mecânicos onde tirei
      o curso de máquinas (fogueiro Motorista), não fiz o 1º. grau nessa altura,só qundo regressei de Angola onde estive 3 anos de comissão, qundo cheguei fiz o 1º. grau
      tendo ficado em 1º. lugar, fiz ainda o conrso preparatorio para artífices, onde fiquei nos 10 primeiros lugares.Tive que continuar a marinha mais 3 anos onde fui promovido a sargento artifices.estive embarcado no NRP PERO ESCOBAR, BARTOLOMEU DIAS, CORTE REAL E ALVARES CABRAL.Com vários convivios que fins ainda recordo os velhos tempos que passsei,RECORDAR É VIVER.MAS AGORA É O CONTRÁRIO É VIVER PARA RECORDAR.

      Eliminar
  7. Caro amigo Cruz:
    Os anos passam mas as boas recordações ficam para sempre. A Escola de Alunos Marinheiros deixou uma marca indelével em todos os que por lá passaram. Havia muito rigor e disciplina, mas isso ajudou a fazer de nós Homens como deve ser!
    Muito obrigado pela participação, um grande abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  8. O meu nome é Manuel Henrique Quintas Pinho e ingressei na Marinha como voluntário no 2º recrutamento de Abril/70 com o Nº 850/70 e pertenci à classe de radiotelegrafistas
    A todos os escolinhas um forte abraço.
    O meu contacto: 917413255; mail: henriquedaeira@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Não pude deixar de vir espreitar aqui porque escreveu sobre marinheiros. Li o artigo todo. Sou filha de Marinheiro, que já se foi há 11 anos, com 70 de idade. Chamava-se João Duarte Pinto e o número dele 3742. Esteva gravado no conjunto de talheres e no copo de alumínio (que mais parecia prata) que trouxe para casa quando passou à disponibilidade. Tirou a especialidade Manobras. Durante a sua vida o vi, de vez em quando, a fazer nós.
    Recordo-me de num passeio de sábado termos passado ao lado de um edifício de tom amarelado, na zona de Vila Franca de Xira, e o senhor meu Pai ter referido que «andou» naquela escola a aprender a ser Marinheiro. Teria sido como Grumete que ingressou na Marinha e muito novo, pois ficou orfão aos 11 anos. Talvez por lá tenha andado nos anos 30, já que não tenho referência alguma nem alguém desse tempo para trocar impressões. Nada mesmo.
    A frase que ouvia e escreveu «vieste para a marinha porque não tinhas que comer em casa», é de alguma maneira verdadeira. Houvesse hoje necessidade Nacional de «tropa» e muitos dos jovens sem emprego e que não querem trabalhar, que andam por aí, soltos, perdidos, teriam de certeza uma boa formação, uma profissão, uma carreira e um ordenado que daria para viver, constituir família e fazer o seu caminho, a Vida, ao fim ao cabo.
    Os anos 30 do Século passado, os 40 com a II Guerra, devem ter sido tempos terríveis em Portugal. Comparados com os de hoje, não sei não.
    Para acabar, acrescento só uma coisinha, que ouvia a senhora minha Mãe dizer entre dentes e eu não entendia, quando outros pensavam que «aquela farda» de um branco imaculado, que viajou muito, primeiro no São Brás e a seguir na Sagres, trazia decerto muito dinheiro para casa, a senhora minha Mãe dizia «miséria dourada!».
    Os meus Pais souberam viver com o que havia, não aspiraram ser o que não podiam. Contas pagas, casa para habitar, barriguinha cheia, educação, instrução e algum de lado, não fosse haver alguma necessidade ou apareceu um extra. Fui educada assim. Naquele tempo havia contenção em tudo. Hoje não. Falta de Escola de Alunos Marinheiros? :)
    Fique bem. Obrigada pela sua visita e comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Texto muito bom!!! Adorei!!!
      Concordo plenamente consigo D. Guidinha Pinto...
      Quantas EAM não precisaria a nossa trsite sociedade...
      Cumprimentos!
      José Porfírio Santos
      VFX 5499/95

      Eliminar
  10. Reli o que escrevi e não me suou bem ao ouvido o termo passar à «disponibilidade». Não foi isso, foi passar à Reserva. Desculpem-me a ignorância :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guidinha seu comentaria me emocionou, fui marinheiro de 1966 ate1975 passei por tud cumpri tambem em angola, o que eu ganhei??? experiencia, esaudades para recordar. Um abraço.

      Eliminar
    2. Olá também fui marinheiro nesse quartel desde Janeiro de de 1967 como voluntário que com pena minha se encontra ao abandono, pois fiz aí a recruta e terei o curso de dactilografia, e prestei ainda nesse ano serviço nos serviços administrativos desse quartel, ainda dactiligrafei alguns ofícios para as mais altas instâncias das forças Armadas,pois embora não fosse esta a minha profissão não deixou de ser uma mais-valia e uma ferramenta de trabalho que ainda hoje utilizo, um abraço para todos os filhos da escola de Janeiro de 1967 e outros camaradas que nos acompanharam durante o tempo militar nomeadamente no navio Afonso de Albuquerque na comissão Açores e Madeira em 1968 e Escola de Fuzileiros e Força de Fuzileiros do Continente, e outras unidades Militares, um abraço a todos

      Eliminar
  11. Boa tarde Exmª Senhora
    ao tomar conhecimento das suas palavras, que li com emoção, devo referir que também fui marinheiro de Manobra como o seu pai, só que com 40 anos de diferença.
    Assentei praça na Armada com 17 anos, porque tal como o Sr.seu pai fiquei órfão ao 11.
    Naquele tempo era assim, por isso não me surpreende que no tempo do seu pai as condições seriam dramáticas para a juventude.
    E a Marinha foi uma grande escola de formação de homens neste país.
    O que me leva a escrever estas linhas, é o facto de saber que o seu pai esteve na Sagres, tal como eu também estive, mas ele esteve na 1ª Sagres, e curiosamente existe uma foto desse tempo onde aparece a guarnição da Sagres com a actriz Beatriz Costa em 1945.
    No meio daquela marinhagem, lembrei-me eu, que eventualmente poderia estar o seu pai.
    Desse modo sugeria que visitasse o blogue http://marinheiroslouzan.ning.com, onde encontrará a referida foto. Ali está pessoal do tempo dele, o que será interessante rever.
    Despeço-me com cordiais saudações
    Eduardo Camilo
    ex cabo M 196/70

    ResponderEliminar
  12. Eduardo Camilo, muito gosto em resposder ao seu comentário. Vou dar uma espreitadela ao sítio que recomenda.
    Muito obrigada.
    Fique bem.

    PS: agradeço a sua deferência, mas por favor, entre pessoas de bem, Guidinha Pinto é a minha graça.

    ResponderEliminar
  13. Também passei nessa Nobre Escola, mas muito mais tarde: 4ªCompanhia, encorporação de Setembro de 1988, curso abastecimentos"L". Quando passo por VF Xira ainda me arrepio, vivi lá grandes momentos.
    Um abraço a todos os marinheiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BOAS FILHO DA ESCOLA.
      RECORDAS-TE DE ALGUEM DO BAR DAS PRAÇAS NO GRUPO 1 ?
      ABRAÇO

      Eliminar
    2. Boas Camaradas, eu fui para a E.A.M. em Abril de 1988, era o marinheiro FZ da 4ª Companhia, se tiverem fotos desse tempo agradeço que me contactem, forte abraço. 925 026 661

      Eliminar
  14. Frias disse...

    Passei pela Escola Alunos Marinheiros em 1992 8ªCompanhia (o 1º ano das mulheres). Grandes momentos...gostaria de encontrar grandes amigos que lá deixei...
    Um grande abraço a todos...se alguem desse tempo este texto encontrar cá vai o meu e-mail: amandio.frias@gmail.com ou Amândio Frias via Facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive lá tambem era da 5º companhia
      herculanosantos@sapo.pt
      2ºGrt M Santos
      1992/93

      Eliminar
  15. Boas, a todos aqueles que tentam contatar com pessoas que de uma certa forma, e com saudade; nos marcaram! Sou o "Matosinhos" 221891, 3ª companhia, essa valente menina! Se de alguma forma quererem estabelecer contacto, aqui fica ele: jose.esposeiro@gmail.com. Um bem haja a todos...

    ResponderEliminar
  16. UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS FILHOS DA ESCOLA, 117391 1º GRUMETE L

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fui da 1º companhia de 1991 era o 100691 gostava se possível encontrar camaradas dessa altura para recordar bons tempos passados tanto no grupo1 como no alfeite chamo-me Jorge andré e aqui fica o meu e-mail joka35@gmail.com contactem s.f.f

      Eliminar
  17. procuro amigos da terceira incorporacao 11 primeira companhia de 1977 sou 2843/77 manuel costa se alguem souber de alguem deste ano agradecia que dessem noticias

    ResponderEliminar
  18. Gostaria de encontrar antigos companheiros que estiveram comigo na "Augusto Castilho" em 1973. Sou o Mar A-Preditor 1977/70 Antonio Vieira Pinto . meu mail avpinto-80@clix.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. senhor Antonio o senhor foi a cabo verde Sao vicente em 1967

      Eliminar
    2. Procura o senhor Antonio Vieira que foi a cabo verde Sao vicente em 1967 que deixou uma filha Que chama Maria nome de Mae é joana Miranda marinheiros de 1967 quelque informaçao contacto 0035226913457 Lucia

      Eliminar
    3. Meu email veramiranda_1975@hotmail.com

      Eliminar
    4. senhor Antonio o senhor foi a cabo verde Sao vicente em 1967

      Eliminar
  19. Um forte abraço a todos os filhos da escola gostava de encontrar antigos companheiros da N R P JACINTO CANDIDO 1972 a 1975 MOÇAMBIQUE Martinho Martins ex.CM 307/72

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se já encontrou mas se não e pelo nome veja se mora em queluz de baixo

      Eliminar
    2. Boas. Fiz a recruta no grupo 1 em 1991 era o grumete 00100291 Silva primeira companhia, Sargento Grilo...Marinheiro Jesus....o meu contacto é 933483171 ou elisio69@gmail.com

      Eliminar
    3. Elisio pelos vistos fomos da mesma companhia porque eu era o 00100691 oliveira o mais baixinho da companhia eu e o coimbra (lembraste) tenho tentado encontrar pessoal mas não consigo e agora vejo um camarada entra em contacto joka35@gmail.com ou 965458206

      Eliminar
  20. Pelo número do filho da escola Martins, vejo que devia ser da 4ª ou então da 5ª companhia. Se era da 4ª marcámos passo lado a lado, pois eu era da 4ª.
    Obrigado pela participação e um abraço.
    José Alexandre (251/72)

    ResponderEliminar
  21. boas josé era da 5 companhia e procuro filhos da escola que estiveram comigo na Jacinto Candido em 1973 Moçambique mas não está facil é sempre agradavel recordar os nossos bons tempos forte abraço Jose dá noticias

    ResponderEliminar
  22. BOAS,JOSÉ,sou António Santana,mais um filho da(ESCOLA)1340/65,fiz,recruta,I.T.E.e 1ºgrau de fogueiro-motorista,em Vila Franca,passei a (Reserva)em 1973 como Mar-C.M.,embarcado nos-N.R.P.Sam Bras no São Cristovão no Afonso de Albuquerque á altura o(NOVO)navio Hidrógrafico na Dom Jeremias e terminei na GUINÉ na N.R.P.Bombarda,gostei de ler todos comemtários,faz reviver coisas que estão adormecidas em nós,meu endereço,aftsantana@gmail.com,para o caso de algum filho da escola queira fazer contacto.

    Saudações a todos- António Santana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 114/67 também estive no Afonso de Albuquerque em 1968 salvo erro em comissão Açores e Madeira altura em que houve confusão com um camarada nosso e uns açorianos que um acabou por morrer

      Eliminar
  23. GOSTAVA DE ENCONTRAR FILHOS DA ESCOLA DA 3ª DE 87
    4ª COMPANHIA DA ESCOLA ALUNOS EM VILA FRANCA

    ResponderEliminar
  24. GOSTARIA DE ENCONTRAR FILHOS DA ESCOLA DE 1994
    ESCOLA ALUNOS EM VILA FRANCA EU ERA 620794

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de 1994 da 1ª companhia Estive lá entre Outubro e Dezembro. 1003894

      Eliminar
    2. rodriguesSou filho da escola tfh n9335594 em 8/8/1994 voltei para tirar o curso de marinheiro 1996

      Eliminar
    3. Sou filho da escola 9329094 8-8-94 tirei o curso de tfp. Fui colocado na escola naval de onde sai em abril de 96..

      Eliminar
    4. boa tarde, sou o magalhaes do porto 10 companhia de 1994 n. 10317 ( compnhia do marinheiro fuzileiro martins - formador )

      Eliminar
    5. Magalhães 10317/94 10 companhia escola de alunos marinheiros, estive como disse anteriormente nessa mesma companhia. Vivo em Gondomar aonde ainda nos dias de hoje me encontro com dois companheiros também pertencentes a essa companhia o Oliveira ( alcunha Involcuro ) de Gondomar e com o toni ( também de Gondomar ) Recordo-me do primeiro da companhia ser um companheiro de CUBA ( Alentejo ) e lembro -me de companheiros um de OVAR outro de Cucujaes esse muito mais velho que nos e já casado ( todos viajávamos e encontrávamos no comboio que saia do porto / campanha as 00:00 . Um dos formadores era o Marinheiro / Fuzileiro Martins , tínhamos também companheiros já nesse ano do sexo feminino. alguma informação contactem por favor paulo.magalhaes.prt@hotmail.com ou 914390699

      Eliminar
    6. Magalhães 10317/94: ou então escoladealunosmarinheiros1994_10companhia@hotmail.com, obrigado companheiros. Um bem haja .

      Eliminar
    7. boa sou de 1994 7 companhia terceira incorporacao de mulheres na Marinha Portuguesa e tirei o curso de electricista

      Eliminar
    8. Camaradas, recruta com formador Martins 8ºcompanhia/1994, depois Curso TFH na escola alunos marinheiros e de depois NRP Bérrio navegação para os Açores e Madeira. Gostava de encontrar o pessoal da recruta o Dias(de Leiria - g'anda mitra), o Santos (do Porto), (do Soneca e do Teixeirinha tenho o contacto), etc e do Bérrio o padeiro maluco de Santarém, o cabo (TFH) Martins e todo o pessoal da Guarnição. Cumprimentos camaradas. Pedrosa

      Eliminar
    9. Boa tarde!fui da 1'companhia de outubro de 1994 /1001594,era conhecido pelo algés.
      O sargento era o Coelho
      O cabo era o Gargate
      E os marinheiros Vilarinho e Martins.
      É com muita saudade que recordo essa recruta ,lembro me do parreco de Braga,O lamego,o sto tirso era assim que erammos na altura chamados pelas localidades talvez fosse mais facil decorar.
      E foi com muito orgulho que a companhia onde eu pertenci no juramento de bandeira desfilou com o guião da escola(cagança)
      Grande abraço a todos de saudade.

      Eliminar
    10. Olá, caro filho da escola. Eu fui para a E.A.M. em janeiro de 1972 e nessa altura também era comum nós sermos conhecidos pelos nomes das terras de origem. Também tenho saudades desse tempo, mas, que me lembre, a minha companhia nunca desfilou com o guião. Infelizmente a companhia a que eu pertencia acabou a recruta classificada nos últimos lugares e até tenho ideia de que foi mesmo a última, mas esse facto não retira nenhum valor a esse período épico das nossas vidas.
      Um abraço!

      Eliminar
  25. Boas tardes ex. escolinhas, o meu nº1264/88, gostaria de encontrar o pessoal da minha companhia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Camaradas, eu fui para a E.A.M. em Abril de 1988, era o marinheiro FZ da 4ª Companhia, se tiverem fotos desse tempo agradeço que me contactem, forte abraço. "joaodasilvafz@gmail.com" (925 026 661) Facebook https://www.facebook.com/da.silva.338211

      Eliminar
  26. Gostaria de ter noticias sobre Joaquim Monteiro Rafael, n. 426/8 2° grumete/Base naval de Lisboa em 1968.

    ResponderEliminar
  27. José Pinto 627/72 Mar.E, Um Forte Abraço a Todos Filhos da Escola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Filho da Escola José Pinto,
      Estivemos juntos na EAM, pois eu era o 251/72 da 4ª Companhia.
      Um forte abraço também para ti.

      Eliminar
    2. FILHO DA ESCOLA JOSE PINTO É COM PRAZER QUE ENCONTRO UM ALUNO DA MINHA COMPANHIA,O MEU NUM.ÉRA 649/72. MANUEL ALVES. MARINHEIRO TFH.UM ABRACO E SAUDAÇÕES PARA TODOS ALUNOS DA NOSSA COMP.JAN 72

      Eliminar
  28. saudacoes a todos os filhos da escola.sou da incorporacao de setembro de1963 o
    Setubal 18616/10181.adorava encontrar rapaziada que esteve comigo na comissao da
    d.Francisco de Almeida 1965/1967.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola filho da escola,
      Eu sou António Baptista e 18628/10193, tal como tu iniciei a recruta em 1/10/1963,és como eu da 1ª companhia, lembras-te que fomos inaugurar as casernas??? Tu dormias no ultimo quarto do corredor, ou seja ao fundo, e eu no quarto a seguir.O nosso Sargento de instrução era o Sr Jober estive sempre em fragatas e patrulhas operacionais, Nuno Tristão, Diogo Cao, etc, e acabei no patrulha São Vicente em Angola 68/69. Tive baixa em Setembro de 1970, se por ventura tens contactos com outros filhos da escola, comunica saudaçoes.

      Eliminar
    2. ola filho da escolar o meu numero era 18669/10232 Adriano Bastos conhecido por o (Anadia) tal como tu iniciei a recruta na mesma altura e lembrome com muita saudade de todos estive embarcado no patrulha Princepe in Angola estou muito contente por ter encontrado dois filhos da escola presentememte nao me encontro em Portugal e nao sou um perito no competador um abraco para ti e para os filhos da escolar do Anadia

      Adriano Bastos

      Eliminar
  29. Para quem esteve na recruta em Abril de 1965 em Vila Franca de Xira agradeço que me informem se conheceram alguém da freguesia de Marinhais. Porque tenho um amigo, de seu nome José Luís que foi recruta nesse mesmo ano (1965) e que gostaria de saber dele. Se alguém souber, agradeço que me informe neste sítio. Obrigado

    ResponderEliminar
  30. Fui filho da escola na 8ª companhia da 1ª incorporação de 1984 de onde passei para o grupo nº1 para tirar a especialidade V depois fui para o museu de marinha ate 28/02/86,tenho boas recordações desse tempo e orgulho de ter sido marinheiro,um abraço para todos os colegas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou o 170984 Cabo L filho escola da 9ª Companhia da 1ª incorporação de 1984, também passei pelo G1EA, estou embarcado na Fragata D. Francisco de Almeida.
      Um abraço a todos os filhos da Escola.

      Eliminar
    2. Olá colega, tambem fui aluno marinheiro desse ano mas da 5 companhia da 2 incorporacao. Artilheiro naval. Um abraco para todos os filhos da escola

      Eliminar
  31. Ola fui marinheiro L na 2ª incorporação de 1984 - Fernandes -estive sempre no Grupo nº 1 , onde trabalhei no comando, fazia pagamebnto rsrsrsr. fopi um dos melhores tempos da minha vida. Tenhoa saudades. Se aparecer alguém aqui conhecido que dê sinal. Um abraço a todos os filhos da escola

    ResponderEliminar
  32. Fiz a recruta em Vila Franca de Xira e era o 1661/67.Tive a honra de marchar no juramento de bandeira e de levar o guião da companhia (2ª companhia)porque o sargento Lagarto considerou que eu tinha sido o 1º classificado na recruta e como tal merecia essa honra.
    Não me esqueço das lágrimas do meu pai a assitir a esse juramento, tanto mais que eu tive que falsificar a assinatura dele para poder ter ido à inspeção para a Marinha,pois como sabem todos,aos 17 anos tinhamos que ter tal autorização como voluntários.
    Se alguem ler isto e for desse tempo e me conseguir fotografias desse juramento seria uma alegria do tamanho do mundo.
    Deixo aqui o meu mail: joaoroca@sapo.pt

    Um grande abraço para todos os Filhos da Escola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 114/67 era de Janeiro de 1967 Acabei a recruta em Abril mas depois fiz o ITE na classe L e ainda nesse ano fiz aí serviço nos serviços Administrativos, é possível que nos tenhamos cruzado algumas vezes no bar ,refeitório ou algum jogo de futebol importante que as vezes dava para nos baldar as aulas de sessão de estudo

      Eliminar
  33. Boa noite,
    Procuro camaradas que estivessem em Vila Franca na recruta da marinha de 15/07/1968. 6ªcompanhia. Belmiro Joao Tlm:967396731
    mail: patrickjfpinto@gmail.com

    ResponderEliminar
  34. Boas Filhos da Escola,
    Sou o Ricardo Lacerda, mais conhecido por "Campanhã"
    Procuro camaradas que estiveram na 7ª companhia, 10ª incorporação, entre outubro e dezembro de 1994
    Meu mail ricardolacerda@sapo.pt

    Um grande abraço para todos os Filhos da Escola

    ResponderEliminar
  35. Saudações a todos os filhos da escola,estive em V.Franca na incorporação de Setembro de 1976, 2013/76 (o fotografo) gostaria de contactar com camaradas desse tempo para matar saudades, estive também na Base Naval e por fim no Ministério da Marinha, Chefia do Serviço de Justiça.
    fotogaspar@hotmail.com 969356572.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  36. É SEMPRE MUITO GRATIFICANTE PODER VIAJAR NO TEMPO . AQUELE TEMPO DA NOSSA MOCIDADE . TAMBÉM EU FUI UM PRIVILEGIADO POR PODER TER CRUZADO OS PORTÕES DE TÃO NOBRE INSTITUIÇÃO , EM OUTUBRO DE 1976 .PARABÉNS A TODOS QUANTOS TEM CONTRIBUÍDO NO PERPETUAR DE INFORMAÇÕES , RETRATANDO UM PARTE DAS NOSSAS VIDAS VIVIDAS INTENSAMENTE NA ESCOLA ALUNOS MARINHEIROS
    UM ABRAÇO A TODOS OS FILHOS DA ESCOLA , DE ONTEM , DE HOJE E DE AMANHÃ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as palavra do filho da escola António Amaral 1405/76 7ª comp de Junho

      Eliminar
  37. Foi muito gratificante ler os vossos saudosos comentários acerca da vossa vida militar e dos colegas, companheiros dessa enriquecedora viagem. É neste contexto que me permito fazer uma pergunta:

    Quem se lembra do 1º tenente José Maria Coito Duarte?

    Esta minha questão pretende eventualmente prestar-lhe uma simples homenagem, através do contributo de quem com ele privou, uma vez que já não se encontra entre nós e não deixou descendência que possa perpetuar a sua memória. Sei que falava da Escola Nº 1 da Armada com muito carinho, sei que se dedicou de alma e coração ao seu trabalho e sei que, onde quer que esteja ficará contente com esta minha atitude.
    Na qualidade de viúva de José Maria Coito Duarte, agradeço a vossa disponibilidade por me lerem até esta linha.Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Maria. Muito obrigado pela visita e pela participação.

      Certamente que irá aparecer alguém por aqui que tenha conhecido o 1º tenente Duarte. É comum a todos os antigos marinheiros que passaram pelo Grupo nº 1 de Escolas da Armada, o sentimento de carinho por essa Escola e também a tristeza pelo seu encerramento total, que aconteceu há quatro anos atrás. Já agora, se algum camarada que tenha conhecido o referido oficial, possua algumas fotos com ele relacionadas se as quiser partilhar enviando-as por email, serão aqui publicadas.

      Os meus melhores cumprimentos.

      Eliminar
    2. Exª srª eu estive na escola alunos marinheiros em 1963 a fazer a recruta e conheci lá um sargento que dava pelo nome de Duarte julgo que se trata da mesma pessoa que mais tarde seria 1º tenente se era ele só posso dizer que se tratava de um Homem com H grande como aliás todos aqueles que fizeram de nós homens como no meu caso que entrei na marinha com 17 anos.por isso quero dizer que tive orgulho em privar com o senhor que julgo ter sido o seu esposo sem mais os meus respeitos e até sempre

      Eliminar
  38. viva Anadia aqui o Batista vai-te lembrar quem sou eu:cheguei a Luanda ás I.N.I.C e ao passar pelo navio de cimento que servia de amarração aos patrulhas com quem eu dou de caras com o Anadia que assim que soube que eu tinha tirado o curso de educação fisica engatou-me para montar argolas para fazer exerçiçio vê bem no meio de aquele emaranhado de ferros todos retorçidos e lá fizemos,só de doidos bem de qualquer maneira espero que estejas bem aonde quer que estejas e aproveito para te desejar boas festas assim como aos teus familiares e porque não atodos os filhos netos bisnetos filhos da escola BATISTA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Batista voce tem "FaceBook"? Eu estou no FaceBook como "Adriano Bastos"..

      Eliminar
  39. Alo Batista obrigado por me lembrares os bons momentos que passamos nesse navio de cimento fazendo ginastica pois as vezes ainda sonho pois eu me record de ti falando um pouco de min pois emigrei para o Canada aonde me encontro a 42 anosmas tenho ido a Portugal todos os anos portanto la para Abril penso en estar por ai deseijo que tenhas passado umas festas feliz com os teus familiars Adriano Bastos (Anadia)







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Anadia sim tenho facebook e estou como antonio batista sim passei o natal e ano novo com as minhas três filhas e três netos e respetivos genrros como é habitual e acerca de estares hà 42anos aí continua mais 42 pois por cá antigamente o governo era como era mas este agora só se lembra de tirar dinheiro aos reformados por isso continua por aí e vem só de vez em quando gozar este nosso maravilhoso sól que por enquanto não pagamos imposto

      Eliminar
  40. Magalhães 10317/94: ou então escoladealunosmarinheiros1994_10companhia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  41. adriano ja enviei um pedido de amizade

    ResponderEliminar
  42. 2750/79 2ªCompanhia Joaquim Santos (Campanhã)
    Ler tudo isto emocionou-me.
    Abraço para todos os Filhos da Escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estas tudo bem contigo sou o Americo Ferreira 273679 2º companhia

      Eliminar
  43. Boa tarde,

    Chamo-me Joaquim Barbosa, nº 254/68 e procuro filhos da escola da 1ª incorporação 5ª companhia de 1968.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  44. 2376/69 CM . Outubro 4ª companhia ( Sargt. PATRÃO )são comentários como estes e narrativas tão fieis que nos fazem recuar umas dezenas de anos, que nos lembram a ( BRIOSA ) que nos ajudou de uma forma mais rapida a ser-mos mais adultos, também eu entrei com 17 anos e ainda com 18 estava no ultramar a bordo da N.R.P. Gen. Pereira D`eça F477 , 1ª Guarnição. Quem fez parte dessa guarnição procurem no face por CARLOS CORREIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sarg. Patrão. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      É verdade, a BRIOSA é uma eterna fonte de recordações para todos os que por lá passaram.
      Um abraço.

      Eliminar
  45. 2201/69 Ventura- sarg. Patrão somos da mesma escola,eu era da 1ª comp. do sarg. Ferreira,manobra ,tirei o ITE no Santo André1 º grau na SAGRES navegando para Inglaterra,França ;Canárias, Madeira,acabei o curso Fui para o Pedro Nunes para a Guiné fazer Hidrografia,terminei na Direcção de Farois em Paço de Arcos,tempos maravilhosos e hoje com muita pena de não ter continuado,mas sempre ligado a tudo o que é marinha, e filhos da escola, se puderes e quizeres diz de és pois eu sou de cordinhã-cantanhede e moro em Oiã-o.do Bairro Aveiro mail-sgv52@sapo.pt 917618077fizemos o ano passado o convivio em Cantanhede,dá noticias um abraço do tamanho do mundo em especial para o jose henriques.

    ResponderEliminar
  46. UM ABRAÇO A TODOS OS FILHOS DA ESCOLA QUEM SOU 949/68 GRUMETE F. DE 15 JULHO GOSTAVA DE TER CONTATO COM AMIGOS,

    ResponderEliminar
  47. ALO SARGENTO PATRAÕ NOS ENCONTRAMO-NOS EM 1969 NAS INC NA ILHA DE LUANDA UM ABRAÇO MCMPORTUGAL@GMAIL.COM

    ResponderEliminar
  48. boas tardes escolas..... alguém da 4ª de 92 a 1ª incorporação feminina da marinha? ando sempre de blog em blog dos filhos da escola á procura de quem tenha feito a recruta comigo e feito especialidade tb, fui L, de Abastecimentos..... um abraço aos(as) filhos(as) da escola.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Sou o autor deste blog e verifico que existe uma diferença de exactamente 20 anos a separar as nossas entradas na Marinha, mas fomos da mesma especialidade e a minha companhia também foi a 4ª.
      Fico a torcer para que encontre camaradas da sua companhia.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Alguem me informa do colega que pertenceu ao 4º turno da incorporação de 66 talvez da 3ª companhia que tirou o 1º grau de sinaleiro entre mais ou menos outubro de 67 e março de 68
      Chamava-se António também conhecido por Garrincha e segundo me constou esteve ligado à banca após sair da Marinha. Um abraço a essa geração

      Eliminar
  49. Hallow filhos da escola 4º. turno de 1972 - 11ª. Companhia, Escola Alunos Marinheiros! Sr. Cabo Villanova, os meus respeitosos cumprimentos. Por onde anda esta gente que não diz nada?
    Hallow filhos da escola do 1º. curso de radiotelegrafistas de 1973, Escola de Comunicações - Grupo 2 de Escolas da Armada (era director do curso, o Sr. 1º. Tenente Manuel Duarte, a quem, muito respeitosamente cumprimento).
    Sou o ex-grt 2917/72, Carvalho, mais tarde mar. C com o mesmo numero.
    Saudades da Briosa, senti-as (a sério) logo no dia que passaei à reserva AB, sobretudo quando me fui despedir de um grupo de camaradas de curso, entretanto reconduzidos, (recordo o Calado, o Pegões e outros), que me esperavam +/- ao centro da parada do Ministério da Marinha e que nesse derradeiro momento, tentaram ainda, convencer-me à recondução. Nao regredi, mas, confesso, arrependi-me e muito. A vida dá muitas voltas como de resto bem sabeis.
    O que é feito de voz grandes companheiros?
    Digam algo. Meu contacto - manalcarv@netcabo.pt.
    Um grande abraça para todos.
    Digam algo

    ResponderEliminar
  50. alguem aqui de 73 a 76? radiotelegrafista e estive na F474 logo apos o 25 abril. Diamantino

    ResponderEliminar
  51. MAIA, ,,510/69,, Marinheiro M,,, Recruta Vila Franca,, ITE no velho Stº André,, 1º Grau no Escola SAGRES,, um a passagem pelo Patrulha Stª Luzia e 3 anos no Draga Minas ,, LAJES,,. Janeiro de 1969 a Fevereiro de 1973 !

    Por inúmeras vezes tenho procurado informação sobre as Unidades por onde passei e pelos AMIGOS que lá
    tive.
    Só hoje encontrei tudo o que acima se diz sobre a Escola Alunos Marinheiros. Fui da 1ª incorporação de 1969
    9ª Companhia.
    Não li tudo nem todos os depoimentos. Fi-lo por alto, mas deu para perceber NOSTALGIA em cada um.
    Não pude deixar de me emocionar com o depoimento de GUIDINHA PINTO. Pessoa que não viveu por dentro
    o que foi ser,, MARUJO,, mas conseguiu ser tão boa observadora. Felicito-a por isso. Obrigado GUIDINHA ,
    Senhora com S grande !
    Era com alguma, ( vaidade ) natural, dentro de toda a humildade que tinha, que vestia aquela farda.
    Sentia-me mais importante nas ruas de Lisboa, nos Portos por onde passei, nos Comboios que me transportavam, na pequena Freguesia de onde era às portas de ÁGUEDA.
    Sentia alguma vaidade até nos meus familiares pelo simples facto de terem um MARINHEIRO na Família..
    Sinto alguma (vaidade) ainda hoje, quando penso que nos 5 ou 6 anos seguintes houve neste pequeno lugar
    mais 6 ou 7 marinheiros!
    Visitei antes de ontem um AMIGO que esteve comigo no ,,LAJES,, nos últimos 3 anos da minha carreira. O
    meu AMIGO VALENTE. Não nos víamos há 42 anos. Não o reconheceria se o visse na rua. Estamos tão
    diferentes ! Abracei-o, falamos um pouco e despedímo-nos com a promessa de nos voltarmos a encontrar.
    Irei fazer tudo por isso.
    Naquele momento pensei num poema;

    Se aquele velho LAJES ouvisse
    o que rimos aos vinte anos
    ais d´amor, sonhos enganos
    talvez a rir se partisse

    mas tivesse olhos e olhasse,
    os espectros que hoje somos,
    tão mudados do que fomos
    talvez o LAJES chorasse.

    Não é meu, mas adapta-se perfeitamente !

    Gostava de encontrar companheiros de qualquer das unidades por onde passei.
    Naquele tempo, (20 anos) não sabíamos ainda o significado da palavra SAUDADE.

    Hoje, 46 anos depois,, desse tempo só Saudade. Quem diria, Saudades do tempo de tropa, (MARINHA) e dos
    amigos que lá deixámos.

    Um forte abraço a todos.
    Fausto Maia
    (faustomaia.orly80@gmail.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Fausto, pela excelente participação no blog. Apesar de ter entrado para a Marinha três anos mais tarde, em Janeiro de 1972, revejo-me completamente nas tuas palavras. Sentia orgulho e até também alguma vaidade por vestir a farda de marujo. Hoje, tal como tu e certamente todos os os que um dia tiveram o privilégio de ser marinheiros, sinto saudades daquele tempo.
      Os artigos que escrevi sobre a Marinha têm a finalidade de recordar um pouco essa fase da nossa vida e dar uma oportunidade a todos os que chegam até esta página, de dar o seu testemunho sobre esse tempo épico da nossa juventude.
      Um grande abraço.
      José Alexandre Henriques

      Eliminar
    2. Caro José Alexandre,
      Quando ontem encontrei por acaso este blog, não resisti a mandar umas papaias, convencido de que não passava daquilo e ninguém estava do outro lado !
      Hoje reparei que não era bem assim. Não só o que disse tão inocentemente não caiu em saco roto
      como reparei que por detrás estava verdadeira SABEDORIA.
      Sinto-me envergonhado por tamanha distração. É pena só a 4ª classe. Mas amigo ainda estás a tempo de comprar um CANUDO !
      Como é ridículo o palavreado de tantos doutores que vejo por aí.
      Vejo que aproveitaste e aproveitas bem o tempo. Mesmo assim tens tempo para responder a todos
      os desatentos como eu.
      As minhas desculpas e felicito-te pelo trabalho !
      Um abraço
      Fausto Maia

      Eliminar
    3. A todos que pela Gloriósa , passaram um grande abraço de saudades , procuro filhos da escola da incorporação de 11/07/1975 . Contacto 916684902 ou iku@bluewin.ch

      Eliminar
  52. DESEJO UM BOM ANO 2016 A TODOS OS FILHOS DA ESCOLA 949/68

    ResponderEliminar
  53. Eu sou o Manuel Lourenço da 2ª de abril de 1970 840/70. Fui radiotelegrafista.
    Por onde andam os filhos da escola? Saudade...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  54. Boas, procuro contactos de Filhos da Escola do ano de 1987, principalmente do ano de 87, da segunda recruta, da 4ª companhia.
    Um Abraço de 223387

    ResponderEliminar
  55. ALO FILHOS DA ESCOLA VAMOS TODOS PARA O BRONZE 949/68

    ResponderEliminar
  56. Boa noite, a todos os filhos da escola, tanto procurei que talvez encontrei o que queria. O meu pai faleceu a 10/07 deste ano, e como recordação dele fiquei com a caderneta militar dele além de outras coisas mais, gostaria de, se for possível ter uma fotografia ou imagem da farda dessa época ou do emblema não sei se existe uma ancora mas gostaria de fazer uma homenagem em memoria dele. Mário Fernandes nº 902/69 esteve na E.L.A 69/74 muito agradecia Andreia Fernandes email: andreiacm.fernandes@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andreia. Obrigado pelo comentário.
      As fardas da Marinha em 1969, pelo menos o uniforme principal, eram, tanto quanto sei, iguais às de hoje. No entanto é bem possível que depois dessa data tenham existido algumas alterações nas fardas de trabalho ou de especialidades específicas. Apenas tenho conhecimento de uma alteração no tecido da farda da recruta que ocorreu no início dos anos 70, exactamente quando estive na E.A.M.
      Neste blog escrevi dois artigos sobre as fardas da Marinha, se os consultar é possível que fique esclarecida sobre algumas dúvidas que tenha. Os links para os artigos são estes: http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.pt/2010/09/os-uniformes-da-marinha.html
      http://meioseculodeaprendizagens.blogspot.pt/2011/08/as-fardas-de-trabalho-da-marinha.html

      Eliminar
    2. Muito obrigado sr. fui dar uma olhadela aos blogs que me deu mas de pouco me serviu para o que procuro, tenho uma fotografia de meu pai numa farda cinzenta e com arma a punho, gostaria de saber qual o emblema da marinha dessa época pois o que vou fazer em homenagem dele é uma tatuagem, e gostaria de saber s entra uma ancora ou não? muito agradecida Andreia Fernandes

      Eliminar
    3. A âncora é um símbolo universal da Marinha e todos os marinheiros usavam uma pequena âncora de metal nos colarinhos das camisas de trabalho.
      No entanto, o símbolo principal que era usado no fardamento era o símbolo da especialidade de cada um. Se me disser qual era a especialidade do seu pai, ou seja quais eram as suas funções na Marinha, poderei enviar-lhe uma foto desse símbolo que era usado nos braços ou ombros, dependendo do tipo de fardamento usado.

      Eliminar
  57. Grandes momentos que recordo do G1EAM, grandes recordações e uma grande tristeza de ver aquilo abandonado.

    TEIXEIRA 456090

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tristeza pelo abandono das escolas de Vila Franca é comum a todos os que por ali passaram e somos milhares. Foi um período épico da nossa juventude, agora restam-nos as recordações...
      Um abraço.

      Eliminar
  58. AONDE ESTAO OS FILHOS DA ESCOLA DA PRIMEIRA COMPANHIA DE JULHO/68 VAMO-NOS REUNIR

    ResponderEliminar
  59. grande escola... tive o prazer de fazer parte da ultima incorporação da eam mai/jul 1996 rv e para sempre sera uma grande escola de vida e de camaradagem com muito bons instrutores e respetiva guarnição excelentes. um grande abraço naval para todos os filhos da escola principalmente para os que frequentaram o curso cfg-v.

    ResponderEliminar
  60. Alguem da 5ª de 94 eu 9321294 da famosa 7ª companhia que foi a melhor da minha incorporação. Para quem lembrar o Sargento FZE Baptista, o Cabo FZ era o Silva, e os Marinheiros FZ silva e Rebola. Lembro com muita saudade a recruta mas tambem o restante tempo pois fiz o curso de L e cheguei a ser 1º marinheiro L cantineiro. Estive embarcado na Afonso Cerqueira, Augusto Castilho, Rovuma e Limpopo. Gostaria de enontrar alguem desse tempo. Por favor quem me reconhecer que mande um mail com contacto. Tive alcunhas de Pato Bravo e Escaravelho para quem reconhecer. Gostava tambem de contactar se possivel com o Sargento L (Santos salvo seja), que serviu comigo no Rovuma e Limpopo pois tirou imensas fotos que gostaria de ter desse tempo. A quem tiver video do juramento de bandeira a que me refiro adorava rever. Sem mais a todos um bem ajam por terem servido na Armada, escola de vida e de homens como já não há! (cefolosporinas.coelho@gmail.com)

    ResponderEliminar
  61. Caro Filho da escola

    O Marinheiro FZE e Monitor a que se refere Era eu : Fui o unico FZE Monitor a passar pela EAM em 1972 Tinha acabado de regressar da Guiné no DFE 12 ( Os Jacarés ) Comissão 1970/1971 Outros tempos
    Saudações Marinheiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro Filho da Escola. Obrigado pelo comentário.
      Como não mencionou o nome, fiquei um pouco na dúvida sobre a identidade do monitor da minha companhia, a 4ª de janeiro de 1972. É que eu tenho a ideia de que o monitor se chamava Jorge Tavares e as iniciais do seu perfil são AG. De qualquer modo quero enviar-lhe um grande abraço porque eu tenho muito boas recordações dos instrutores da 4ª companhia. O cabo era o Nazaré, desse tenho a certeza do nome e, a propósito, poderá dizer-me algo sobre ele?
      Mais uma vez, obrigado e Saudações Marinheiros!

      Eliminar
  62. Boa tarde, comunidade de marinheiros.
    Fui 2°marinheiro Cot n°273877, na NRP F742 Stanavforlant 79.
    Saudações p todos. p contacto de camaradas desta incorporação jjtalmeida@gmail.com

    ResponderEliminar
  63. olá eu sou o ex-marinheiro TFD, silva do montijo gostaria de encontrar filhos da escola de janeiro de 1967 o meu numero era o 167/67 de 3ª companhia e fiz a viagem a cabo verde em 1968 na fragata corte real. contato 966029330

    ResponderEliminar
  64. Olá sou filho da escola da recruta de setembro de 1961 com nº 15558 .Agora é só saudade

    ResponderEliminar