Eu sempre recuperei os freios das minhas bicicletas. Já faço
isto há mais de 50 anos, já o fazia quando ainda estavam em uso os chamados
travões de alavanca nas antigas bicicletas pasteleiras. Primeiro comecei a usar
borracha de pneus ou até de sapatos, mas agora estou a usar borracha de
correias daquelas correias que se usam nas mais variadas máquinas e também em
alternadores de carro. Encontram-se facilmente em sucatas e por isso esta recuperação
das sapatas dos freios ficam quase a custo zero.
O que me leva a fazer isto não é tanto o dinheiro que se
gasta a comprar sapatas novas, mas porque a borracha de que são feitas não dura
tempo nenhum. Claro que os fabricantes não iam utilizar um tipo de borracha que
durasse muito tempo, porque senão não vendiam e isso seria um problema para
eles, mas eu é que não quero saber disso. A vida custa a todos e eu já poupei
um bom dinheiro com estes trabalhos de recuperação de freios ou travões de
bicicleta.
Basta arranjar uma correia e comprar a cola que não fica
cara. Eu comprei esta numa loja chinesa, comprei três tubos por pouco mais de
um euro, o que dará mais ou menos cinco reais em moeda brasileira. Eu não usei
sempre desta cola, costumava usar cola de contacto, mas estou a achar esta
muito boa para o efeito. Agora existem variadíssimos tipos de colas e cada um
poderá escolher a que quiser desde que seja apta para o fim em vista.
É preciso ter cuidado com as sapatas dos freios porque se as
deixarmos desgastar demasiado e o metal que está metido na borracha entrar em
contacto com os aros, esse metal faz um rasgo nas rodas que pode destruí-las.
Eu, à conta desse descuido já estraguei alguns aros…
Recuperar as sapatas não dá quase trabalho nenhum como se
pode ver pelas imagens do vídeo. Basta acertar a base das sapatas com uma faca e depois
passar um pouco de lixa e também cortar à medida um pedaço de correia e depois
lixar também um pouco a parte que vai colar à sapata. De seguida devem-se utilizar
molas da roupa ou coisa do género, para que a borracha da correia fique a ser
pressionada contra a base da sapata. O tempo para manter as molas em acção
depende do tipo de cola que se utiliza. No caso desta que usei basta ser por
apenas alguns minutos, mas eu, por questões de segurança, deixei uma hora a
secar e só depois retirei as molas.
Como podem ver as sapatas ficaram muito boas. Estas correias
têm aquelas divisões em espaços de um cm, o que faz com que pareçam sapatas
novas e originais.
Depois é só colocar as sapatas nos freios ou travões da
bicicleta, afinar para que as sapatas fiquem bem centradas de modo a não
atingirem os pneus, ou para que não fiquem demasiado descaídas para baixo.
Não sei ao certo em quanto teria ficado este conserto, eu
apenas gastei uma pequena quantidade da cola contida num tubo, mas mesmo
contabilizando como se tivesse gastado um tubo completo, a despesa teria andado
por volta dos 0,40 euros, o que corresponde a menos de dois reais, o que para
dois pares de sapatas não parece nada caro e ainda com a vantagem de que estas
sapatas irão durar o dobro ou o triplo das sapatas compradas novas.