A Larinda em 2012, Shelburne, Nova Escócia. Quem diria que este belo veleiro foi construído em ferrocimento... Imagem Wikimedia Commons |
Já falei um pouco sobre a história dos barcos e navios de concreto, ou ferrocimento, como também é conhecido esse método de construção, no artigo “Barcos de cimento”. Hoje quero falar e também mostrar como podem ser construídos navios de cimento muito bonitos e que, à primeira vista, ninguém diria que eram feitos com cimento ou concreto armado. Mas também é possível encontrar embarcações curiosas que mostram exatamente de que material foram feitas, como é o caso de um curioso barco construído com tijolos à vista que faria a delícia de qualquer pedreiro.
Contrariando tudo aquilo que poderia imaginar, cheguei à conclusão de que um pequeno barco de cimento pode ser mais fácil de construir e mais barato do que um barco de madeira ou metal. Também, pelo que li, será possível construir embarcações mais leves utilizando o cimento, do que se forem empregues outros materiais, embora pessoalmente, duvide um pouco disso. No entanto, no que se refere às dificuldades da construção em si, acho que poderá ser mais fácil, apesar de ser possivelmente mais trabalhosa, ou seja, com mais mão-de-obra.
Ao contrário da Larinda, esta lancha não deixa quaisquer dúvidas sobre os materiais com que foi construída. Cimento e tijolos!... Não encontrei nada sobre a história desta embarcação, mas certamente que a terá, ainda para mais com este design tão improvável... Fonte da imagem |
Encontrei um vídeo que mostra a construção de um pequeno barco de cimento. Nesse vídeo vêem-se muitas pessoas a trabalhar o que, teoricamente, faz demonstrar a necessidade de muitos braços nessa tarefa, mas pode não ser assim. Pelo menos nos trabalhos da armação essa quantidade de pessoas não é obrigatória, uma só pessoa poderá muito bem fazer esse trabalho, se não estiverem prazos em causa. Nos trabalhos de reboco, ou aplicação da argamassa, poderá existir a necessidade de uma maior rapidez de execução, por causa da secagem da argamassa, mas para quem estivar habituado a lidar com concreto armado e que domine bem as técnicas de revestimento, a construção de um pequeno barco a remos poderá ser feita na totalidade por apenas uma ou duas pessoas, isto na minha opinião, baseada na minha experiência de vários anos na construção civil, em geral. O peso do barco talvez seja mesmo a maior dificuldade, mas para quem tiver um local fixo para o manter ancorado, ou melhor ainda para quem possuir uma propriedade com um rio ou um lago, esse motivo não será impeditivo da sua construção, podendo ser até motivador.
Artigos relacionados:
Já falei no blogue, dos meus navios; miniaturas que construí utilizando como matéria principal, madeira extraída de móveis velhos. Hoje, vou falar pela primeira vez da minha Nau de Pedra, obra que estava um pouco esquecida talvez porque pensava ser um trabalho de menor valor...
Sempre tive uma grande paixão por navios, sobretudo por veleiros e pelas naus e caravelas do tempo dos Descobrimentos. Foi por isso que construí várias miniaturas em madeira e também uma esculpida em pedra...